Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia 2s5u24

Ronnie Lessa, assassino de Marielle, é condenado a 90 anos de prisão por matar ex-PM e mulher 305943

Pena de 90 anos fixada para o ex-PM se soma à condenação de 90 anos pela morte da vereadora 4c2a

23 mai 2025 - 08h27
(atualizado às 09h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Ronnie Lessa foi condenado a 90 anos de prisão por duplo homicídio no RJ, somando-se à pena anterior pela morte de Marielle Franco, enquanto o ex-vereador Cristiano Girão recebeu 45 anos.
Ronnie Lessa e vereador são condenados em julgamento do TJRJ
Ronnie Lessa e vereador são condenados em julgamento do TJRJ
Foto: BRUNNO DANTAS/TJRJ

O ex-policial militar Ronnie Lessa foi condenado a 90 anos de prisão em regime fechado nesta quinta-feira, 22, pelas mortes do ex-policial militar André Henrique da Silva Souza e da companheira dele, Juliana Sales de Oliveira.  251t71

A condenação é do 3º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro, em sessão presidida pela juíza Tula Correa de Mello. No julgamento, que durou mais de 18 horas, também foi fixada a pena de 45 anos de prisão para o ex-vereador Cristiano Girão

Os réus participaram de forma virtual, por já estarem presos. Ronnie Lessa já havia sido condenado pela morte da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, e atualmente cumpre pena na Penitenciária de Tremembé, em São Paulo. 

Ronnie Lessa e Cristiano Girão acompanharam julgamento à distância
Ronnie Lessa e Cristiano Girão acompanharam julgamento à distância
Foto: BRUNNO DANTAS/TJRJ

Já Cristiano Girão está detido em uma unidade do Complexo de Gericinó, no Rio de Janeiro.

O crime que motivou a condenação da dupla nesta quinta ocorreu em 2014, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, quando as vítimas foram baleadas dentro de seu carro em uma região onde Girão comandaria uma milícia. 

A denúncia do Ministério Público aponta que Lessa foi contratado para executar o André, que seria rival do ex-vereador. Na decisão, a juíza destacou a "desproporcionalidade" da violência, já que ao menos 33 disparos foram feitos pelo ex-PM com fuzis de guerra.

Ronnie Lessa em depoimento
Ronnie Lessa em depoimento
Foto: Reprodução/TJRJ

"Afronta direta ao estado do Rio de Janeiro organizações criminosas terem em sua posse armas de grosso calibre, utilizadas em contexto de guerras como da Ucrânia e Rússia, utilizando-as para o cometimento de intuitos criminosos", disse a julgadora na decisão à qual o Terra obteve o.

A magistrada ainda ressaltou como os corpos ficaram desfigurados, ao ponto de familiares não conseguirem se despedir das vítimas.

Caso Marielle 1862e

A vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, assassinados há seis anos, serão lembrados na Câmara dos Deputados.
A vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, assassinados há seis anos, serão lembrados na Câmara dos Deputados.
Foto: Divulgação/CMRJ / Estadão

Assassino confesso de Marielle Franco e Anderson Gomes junto com o também ex-PM Élcio de Queiroz, Ronnie Lessa já havia sido condenado a 78 anos, nove meses e 30 dias de prisão, em outubro de 2024, pelo 4º Tribunal do Júri do Rio.

As condenações são por duplo homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio contra a assessora de Marielle, que sobreviveu ao ataque, Fernanda Chaves, e receptação do veículo usado no crime. 

Marielle e Anderson foram assassinados em 14 de março de 2018.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade