Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

MasterChef Brasil: para onde vai toda a comida do programa? 1l6n3

Diretora comentou que a Band tem um programa contra o desperdício; veja 5s1v9

25 mai 2025 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O MasterChef Brasil, que estreia nova temporada em 27 de maio de 2025, segue comprometido em combater o desperdício, descartando pratos manipulados por regras sanitárias e doando alimentos do mercado a instituições sociais.
Diretora do MasterChef diz quais famosos não entram na versão com celebridades: 'Não nos interessa':

O MasterChef Brasil estreia sua próxima temporada na terça-feira, 27, na Band. Ao todo, são 11 anos transformando cozinheiros em estrelas e produzindo pratos que deixam o público de queixo caído. O mercado do programa é de dar inveja a qualquer um que minimamente se interesse pela indústria gastronômica. E para quem tem dúvidas: sim, o Terra esteve no estúdio e confirmou --tudo lá é fresco e real. 6h2fm

Quem acompanha o talent show sabe que muita coisa, além de ser armazenada no mercado --este ano patrocinado por uma grande marca--, é feita ao longo da temporada. Vivendo em um País em que a desigualdade social é tão gritante e a fome ainda é realidade para uma parcela relevante da população, é de interesse público saber: para onde vai toda a comida do MasterChef Brasil?

Em 2024, 10% da população brasileira com os maiores rendimentos recebem 13,4 vezes o que ganham os 40% da população com os menores rendimentos. Essa foi a menor diferença entre os maiores e os menores rendimentos desde 2012, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo IBGE.

Além disso, segundo um relatório das Nações Unidas, cerca de 2,5 milhões de pessoas vivem atualmente em situação de insegurança alimentar severa no país.

Com isso, o programa da Band tenta cumprir um papel também social. Em entrevista exclusiva ao Terra, Marisa Mestiço, diretora do MasterChef Brasil, afirmou que o programa tem um compromisso com o combate ao desperdício para dar destino adequado aos alimentos.

Mercado do MasterChef Brasil 2025
Mercado do MasterChef Brasil 2025
Foto: Reprodução | Instagram

Segundo ela, a comida feita pelos participantes e a comida estocada têm destinos diferentes, até porque, dentro do ambiente gastronômico que propõe a atração, cumprem funções específicas.

“Primeiro de tudo, é uma conversa com dois caminhos: a comida que a pessoa cozinha para os jurados e a comida que está estocada no nosso mercado são coisas distintas e possuem destinos diferentes. O prato que é feito durante a prova é considerado um documento e, por isso, só pode ser manipulado por três pessoas: os jurados. Depois dessa análise, essa refeição é descartada — mas porque é um documento, e não pode ser mexido", disse ela, diretamente dos estúdios Band, na região do Morumbi, em São Paulo (SP).

Com relação à comida que fica no mercado, os alimentos costumam ser doados para instituições. Os perecíveis — que se estragam mais rapidamente — são doados com mais frequência do que os duráveis.

Henrique Fogaça, Helena Rizzo e Erick Jacquin
Henrique Fogaça, Helena Rizzo e Erick Jacquin
Foto: Crédito: Melissa Haidar/Band

“Quanto à comida que não foi manipulada e que faz parte do mercado, a gente tem um programa, desde a primeira temporada, que busca construir esse universo de solidariedade. Temos um convênio com uma cartela de instituições e, na hora certa, embalamos e doamos para essas organizações. Esse é um trabalho muito lindo, porque, de certa forma, compartilhamos um pouco desse universo da cozinha com outras instituições. Temos um trabalho muito sério sobre redução do desperdício — a cada ano, mais pensado nisso.”

Participantes do Masterchef Brasil 2025, versão amadores
Participantes do Masterchef Brasil 2025, versão amadores
Foto: Crédito: Melissa Haidar/Band

Todo o trabalho de embalar e transportar os alimentos para as organizações é uma responsabilidade assumida pela Band e pelo MasterChef, que cumprem rigorosamente protocolos sanitários estabelecidos.

“Essa divisão é muito interessante. Porque temos o ‘documento’, que é o que não pode ser manipulado. Agora, todo o resto é embalado, checado, organizado pela minha equipe de gastronomia e de produção e, ao fim, doado às instituições cadastradas conosco, para fazer um trabalho lindo e mudar um pouquinho a vida das pessoas.”

A próxima temporada do MasterChef Brasil com amadores estreia no dia 27 de maio de 2025. Neste mesmo ano, ainda serão gravadas as versões Confeitaria e Celebridades. O júri conta com Helena Rizzo, Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Diego Lozano (na versão Confeitaria).

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade