Estudo descobre novo benefício do chocolate amargo para a saúde; veja qual é 2sn4j
Conheça os benefícios do chocolate amargo para a saúde; pesquisa revela novas vantagens no seu consumo y6718
O consumo controlado de chocolate amargo é conhecido por trazer benefícios à saúde, como melhora do humor e do funcionamento intestinal. Agora, uma nova pesquisa publicada no European Journal of Preventive Cardiology destaca mais uma vantagem no alimento: seu potencial efeito no combate à hipertensão. 2c1b54
O que diz a pesquisa? 5j4hb
O levantamento, conduzido por cientistas da Universidade de Surrey, na Inglaterra, analisou 145 estudos clínicos com mais de 5 mil pessoas. Primeiramente, a investigação focou em alimentos ricos em flavan-3-óis e que são facilmente inseridos no dia a dia das pessoas, como, por exemplo: chás (verde e preto), uvas, maçãs e, claro, chocolate amargo, comparando seus efeitos com os de placebos.
Os resultados chamam atenção: em indivíduos com pressão alta, o consumo diário desses alimentos levou a uma redução média de 6 mmHg na pressão sistólica e de 3 mmHg na diastólica - níveis semelhantes aos observados com o uso de medicamentos anti-hipertensivos. Além dos resultados positivos contra a hipertensão, também observou-se um aumento no desempenho dos vasos sanguíneos e, consequentemente, proteção cardiovascular.
Quais são os benefícios do chocolate amargo? 642j41
Os efeitos benéficos foram consistentes em uma ampla gama de participantes, desde indivíduos saudáveis até aqueles com doenças cardíacas, diabetes ou hipertensão. Isso reforça a ideia de que os alimentos ricos em flavan-3-óis podem ser vantajosos em diferentes cenários.
As quantidades utilizadas nos estudos variaram: em média, as intervenções forneceram cerca de 586 mg de flavonoides por dia. Consumiu-se o chocolate amargo em porções próximas a 56 gramas (cerca de 60g) com teor de 75% de cacau. Já o chá, istrou-se em volumes de aproximadamente 700 ml diários, o equivalente a três xícaras. O consumo de maçãs girou em torno de 340 gramas, ou duas frutas médias.
O estudo ainda observou uma melhora média de 2% na dilatação mediada por fluxo - que pode representar até 10% de redução no risco de doenças cardiovasculares. Além disso, os efeitos colaterais foram mínimos: apenas 0,4% dos participantes relataram desconfortos leves, como dores de cabeça ou incômodos estomacais ageiros.
Qual é a recomendação? 4n6h4i
Atualmente, não é segredo que médicos recomendam a adoção de padrões alimentares saudáveis e a prática de atividades físicas regularmente. No entanto, incorporar alimentos ricos em flavan-3-ol pode ser mais uma estratégia eficiente para a manutenção da saúde cardiovascular.
"Embora não substitua medicamentos prescritos ou aconselhamento médico, incluir mais alimentos ricos em flavan-3-ol na rotina diária pode ser uma adição valiosa a um estilo de vida saudável, especialmente para pessoas com pressão arterial elevada. Essas são descobertas que, embora promissoras, exigem investigação contínua", afirma o principal autor do estudo, Christian Heiss, da Universidade de Surrey, em comunicado.
Um pequeno pedaço de chocolate amargo ou uma xícara de chá por dia pode representar uma forma ível, simples e prazerosa de cuidar do coração. O importante é optar por chocolates com, no mínimo, 75% de cacau.