O que é adotofobia e como isso afeta a adoção de crianças negras 4vt10
Termo é utilizado para se referir ao preconceito contra uma adoção e crianças adotadas 5n39
A adotofobia é um tipo de preconceito que se manifesta de diversas formas, desde comentários desdenhosos até discriminação explicita, principalmente contra crianças negras adotadas.
Talvez você nem conheça esse termo, que não é mesmo muito divulgado. A adotofobia é o preconceito contra adoção e crianças adotadas. Essa forma de discriminação pode se manifestar de diversas formas, desde comentários desdenhosos até um ato mais direto e explícito. 121od
Um exemplo de adotofobia é desqualificar o vínculo afetivo entre pais e filhos adotivos, sugerindo que não é tão genuíno quanto o de uma família biológica. Esse tipo de atitude não apenas perpetua estereótipos prejudiciais, como também desvaloriza os laços familiares construídos por meio da adoção.
Quando a adotofobia é combinada com o racismo, como no caso das crianças negras que são adotadas, muitas vezes por famílias com integrantes brancos, os efeitos podem ser ainda mais graves. Elas enfrentam uma interseção complexa de preconceitos, lidando com o estigma da adoção, comentários desqualificadores sobre a legitimidade de seus laços familiares e o racismo presente na sociedade.
Questionar a adoção de uma criança negra ao perguntar sobre a identidade de seus pais ou fazer comentários preconceituosos como “você não se parece com os seus pais”, “de onde você realmente vem">
O que as famosas com filhos negros dizem sobre racismo